Especialidades

A tomografia é um exame de imagem baseado na emissão de raios X, com objetivo de captar imagens dos órgãos, ossos e demais detalhes das estruturas corporais do indivíduo. Serve para fornecer ao médico imagens com precisão mais avançada, quando em comparação ao simples exame de raio X.

A angiotomografia é um exame de imagem baseado na emissão de raios X, que permite a visualização das veias e artérias do corpo, muito útil na doença coronariana e cerebral. É possível observar nitidamente a parte interna e externa, diâmetro e comprometimento dos vasos sanguíneos. Este exame consegue detectar até mesmo as menores calcificações coronarianas resultantes de acumulo de placas de gordura no interior das artérias, que não seriam identificadas num exame comum, como no eletrocardiograma de esforço, por exemplo.

A radiografia é um exame complementar essencial para a prática de serviços de saúde. Possibilita a avaliação de fraturas ósseas, do tecido pulmonar, das dimensões cardíacas, das alças intestinais e de muitas outras estruturas do corpo humano.

A mamografia deve ser realizada por todas as mulheres acima de 40 anos como exame de rotina, para verificar se existe algum nódulo maligno que possa indicar câncer de mama. Com este exame, é possível identificar lesões benignas na mama, despistar a existência de câncer da mama e avaliar o tamanho e tipo de nódulos da mama.

A densitometria óssea é o exame utilizado para o diagnóstico da osteoporose e da osteopenia, pois é capaz de detectar a redução da massa óssea de maneira precoce e precisa. É o método mais utilizado para avaliar a densidade mineral dos ossos. 
Além disso, a densitometria também pode ser realizada para avaliar a medida da composição corporal, discriminando os percentuais de tecido magro (músculo) e tecido gorduroso em cada segmento do corpo.

A ultrassonografia é um exame de diagnóstico que serve para visualizar em tempo real qualquer órgão ou tecido do corpo. Com este exame é possível diagnosticar a gravidez ou avaliar o desenvolvimento do feto, diagnosticar doenças do útero, trompas e ovários, visualizar as estruturas dos músculos, articulações e tendões ou visualizar qualquer outra estrutura do corpo humano.

O Doppler é realizado em associação com o exame de ultrassonografia e permite a investigação detalhada e não invasiva da hemodinâmica corporal (fluxo e sentido do sangue).

ex_paaf.jpg

A Punção de Tireoide guiada por ultrassom geralmente se faz necessária quando algum exame anterior revela a existência de um ou mais nódulos.

ULTRASCAN SERVIÇO DE IMAGEM LTDA

Av. Portugal, 236, Valparaíso - Petrópolis, RJ, 25655-374

Hospital SMH - Beneficência Portuguesa

Tel: (24) 2006-0330 / (24) 2231-0273